- Modalidades

Lambaeróbica

Não significa lambada com aeróbica e sim movimentos de aeróbica com música baiana. A lambaeróbica veio da lambada, na década de 80, foi criada no sul do Pará e teve sua maior repercussão na boca da barra em Porto Seguro – Bahia, onde a lambaeróbica era chamada de refresco da lambada, pois nos seus intervalos os dançarinos animavam as pessoas com as músicas da Xuxa. Não se sabe ao certo quem deu este nome, dizem que a própria cidade adotou.

Esta atividade física, hoje em dia, ganhou proporção nacional, devido à expansão e aceitação pública da música baiana do surgimento de vários grupos, que ajudaram a difundir esse ritmo baiano para todo o Brasil. Com isso a lambaeróbica deu uma grande contribuição para que a sociedade brasileira resgate suas raízes e cultura, valorizando um ritmo musical genuinamente brasileiro.

Aulas de Lambaeróbica
É uma aula descontraída, conduzida somente pela música que ira embalar as coreografias. Geralmente composta por turmas heterogêneas, pois por ser de fácil aceitação e não impondo nenhum tipo de limitação, pode ser feito pela avó e pela neta, pelo avô e pelo neto, basta ter um pouquinho de força de vontade e ritmo.

Como a Lambaeróbica atua como atividade física ???
Propicia um ótimo condicionamento físico, devido ao tipo de trabalho aeróbico que é realizado:
Tonifica os músculos e fortalece os membros inferiores, principalmente a região da cintura, quadris e pernas;
Para as crianças é um bom trabalho, porque desenvolve coordenação motora e o esquema corporal;
Na terceira idade, vêem como uma atividade lúdica, um trabalho de corpo e mente;
Queima gordura corporal e aumenta os níveis de colesterol H.D.L. (Lipoproteína de alta densidade, “o bom colesterol”, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas);
Contribui para o auto estima, capacidade mental, bom humor, bom para o sono, e combate a ansiedade e o stress, pois libera hormônios que se acumulam e funcionam como tranqüilizante natural.

Freqüência das aulas
O ideal é praticar pelo menos três vezes por semana como toda atividade física.

Gasto energético
Uma aula com duração de uma hora pode queimar 400 kcal, ou mais, depende do organismo de cada um.

COMENTÁRIOS

  • Lourdes disse:

    Tenho 59 anos e tive um infarto em setembro, quando foi feita a angioplastia e, em novembro foi realizada a cirurgia, onde foram colocadas duas pontes. Estou voltando ao trabalho agora. Tomo todos os remédios necessários para controle da pressão, alimentação para controle da diabetes e gostaria de saber se a lambaeróbica é uma boa opção para mim. Gosto muito de música, mas no município que moro só tem vaga, por enquanto, 1 vez por semana. Acho pouco. Gostaria de fazer pelo menos 2 vezes. Mesmo assim é conveniente????

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.